Na dúvida sobre os tipos de terrenos e qual escolher na hora de construir?
top of page
  • felipereisitalico

Na dúvida sobre os tipos de terrenos e qual escolher na hora de construir?

Escolher o melhor terreno para construir a casa pode ser uma tarefa desafiadora. São muitos os tipos de lote e os detalhes a observar para fazer a opção certa. Confira as dicas que vão ajudar bastante a encontrar o terreno que você precisa.


Quando chega a hora de construir a casa dos sonhos, o ponto de partida é crucial para atingir o resultado que você espera, mas também pode ser bastante desafiador. Falamos da opção por um determinado terreno. Se você está confuso dentre as tantas possibilidades existentes, preparamos um conteúdo sob medida. Vamos ajudá-lo a conhecer os tipos de terrenos e qual escolher na hora de construir.



casa estilo italico terreno aclive

São diferentes fatores a considerar para uma decisão assertiva. E uma escolha mal feita pode, muitas vezes, tornar sua obra muito mais cara. Fora o risco de comprometer a realização de um desejo que, para muitas famílias, representa o investimento de uma vida.

É uma equação que envolve dominar as características, o tipo de solo e a configuração topográfica do terreno, além de outros quesitos importantes. É preciso levar em consideração vários aspectos: vizinhança, infraestrutura, orientação solar, bem como exigências legais e de documentação.



Conheça os tipos de terrenos e saiba qual escolher na hora de construir


Em se tratando, especificamente, dos tipos de terrenos, há três categorias principais. São os terrenos planos, em aclive ou declive. Com relação a esse último tipo, por sinal, vale a pena destacar que, fora alguns casos bem específicos de municípios que estabelecem restrições específicas, a legislação permite a ocupação de terrenos com até 30% de declive em áreas loteadas.



casa estilo italico terreno aclive

Veja algumas características e aspectos importantes a considerar, para fazer a escolha do melhor terreno para suas necessidades.


Entenda as diferenças

  • Terrenos planos: têm frente e fundo praticamente nivelados à rua. Exigem menos investimento com movimentações de terra, fundações e muros de arrimo e permitem maior liberdade de projeto;

  • Terrenos em aclive: o fundo é mais alto que a rua. Garantem casas com maior destaque visual;

  • Terrenos em declive: o fundo do lote é mais baixo que a rua. Resultam em casas com maior privacidade para os quartos, quintal e áreas de lazer, exigindo soluções mais complexas para a saída de esgoto e águas pluviais.


tipos de terreno

Pontos fundamentais para a melhor escolha

  • A opção por terrenos em aclive ou declive pressupõe maior investimento, mas proporciona vistas mais privilegiadas;

  • No caso dos lotes em aclive, um ponto favorável é a drenagem. A posição mais alta com relação à rua favorece o escoamento da água;

  • Os terrenos em declive demandam mais trabalho e custos na preparação para construir, em etapas como a fundação. Porém, essa configuração topográfica também é a que rende projetos mais belos, principalmente quando elaborados por um arquiteto talentoso e competente. Uma vantagem desse tipo de lote é o preço, que costuma ser mais vantajoso e pode compensar os maiores gastos com a estruturação da casa;

  • Se o objetivo é construir uma edificação térrea, os terrenos em desnível não são boas alternativas. Em geral, esse tipo de lote exige uma casa com degraus.

Além de pensar nessas características e elementos com relação aos tipos de terreno, buscando qual escolher na hora de construir, o tipo de solo é outra questão a destinar atenção, no que se refere à topografia.

É fundamental avaliar a presença excessiva de pedras, que dificulta o trabalho de escavação. Os lotes em que há água abundante também podem acabar resultando em dores de cabeça, por conta de infiltrações, mofo, ou outros problemas relacionados à umidade. Observe, ainda, a proximidade dos lençóis freáticos, que pode trazer incômodos.



projeto em desnivel de alto padrão

Infraestrutura e incidência solar: quesitos para ficar de olho

Esses aspectos estão englobados, por sinal, na crucial preocupação com infraestrutura que deve ter quem está pesquisando tipos de terrenos e qual escolher na hora de construir. Tenha certeza de que há viabilidade para a instalação de água, luz, esgoto, telefonia e internet.

Observe a iluminação da região, a qualidade de pavimentação dos acessos ao terreno. A questão da localização também exige cuidado. Acesso fácil e uma boa rede de comércio e serviços próxima fazem toda a diferença, inclusive na valorização futura do imóvel. Visite o terreno, de dia e à noite, e observe a vizinhança, para ter certeza de que vai se sentir bem morando ali.

A incidência de sol acaba tendo tudo a ver com a sua qualidade de vida e precisa ser considerada. Pense sobre a configuração mais adequada para a sua futura construção. Terrenos de frente para o sul não recebem sol direto. Quando a frente é voltada para o norte, incide o sol durante todo o dia. Nos lotes voltados para o leste, o sol é matutino, enquanto os de frente para o oeste recebem o sol da tarde.

É indicado, em geral, que os quartos estejam voltados para o nascer do sol. O que determina uma preferência por terrenos com frente para o sul.



terreno em desnível vista superior

terreno em aclive - projeto estilo italico

Gostou dessas dicas? Quer uma construção de alto padrão? Clique aqui


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page